segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Fazer circuito impresso PCI.

Algumas explicações a técnica de como fazer o circuito impresso em uma placa fenolite e dupla face, existem varias técnicas, algumas artesanal outras profissional, mais vamos ver aqui as formas de como confeccionar um circuito impresso, temos na WEB outras páginas com boas dicas e explicações: 
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfUWIAJ/placa-fenolite Com técnica de ferro de passar roupas:http://dicasdozebio.com/2012/11/28/tecnica-projeto-confeccao-e-montagem-de-placas-de-circuito-impresso:https://lucascavalheiro.wordpress.com/2008/10/22/como-fazer-pci/   http://www.arnerobotics.com.br/eletronica/como_confeccionar_placas_semi_profissionais.htm métodos simples entre outros, vale a pena baixar visitar estas páginas e aprender mais, é muito necessário para um montador confeccionar suas próprias placas e desenvolver seus próprios circuitos.
Leiam com atenção.
Hoje existem componentes bem pequenos.
A furadeira pode ser manual, chamado PERFURADOR.
Você pode limpar levemente com esponja de aço, lava louças.
Na lavagem para retirar o percloreto de ferro, ponha debaixo de água corrente com a esponja de aço passando até retirar a tinta da caneta, ficará só o cobreado desenhado.
 
Aqui já pronta, confira ás trilhas antes da montagem, principalmente ás mais próximas uma das outras, possa ser que não foi bem corroída e fecharão contato, 
 
Imagems da WEB
Aqui abaixo nosso amigo fez como eu faço, testou a caneta rabiscando ao lado para limpar o bico, olhando para o desenho no papel ele desenhou na placa a mão, note que ele fechou ás laterais da placa ou espaços vagos com o negativo "TERRA", também colocou suas iniciais e data. Igualzinho como faço, só que o meu desenho no papel é a mão também, depois coloco o próprio desenho em cima da placa lado cobreado do mesmo tamanho do desenho, fixo com durex e começo a furar, depois é só desenhar na placa ligando os furos, e fazendo como nosso amigo fez e pronto. vejam algumas placas que fiz em:
  
Aqui já pronto com todos componentes soldados, vejam o que disse sobre ás trilhas bem próximas uma das outras, se tremer a mão ou deixar a placa no corrosivo por um período bom, isso depende se o corrosivo é velho ou novo, olhe sempre levantando-o levemente do recipiente.
Bem pessoal tem vídeos no You tube ensinando melhor, e outras páginas. Meus agradecimentos aos colegas que postei ás páginas aqui nesta demonstração de interesse de todos que fazem montagens em eletrônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam comentários ou sugestões.