segunda-feira, 29 de junho de 2020

Receptor simples AM VHF aviação.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Olá vejamos uma publicação da revista CQ Elettronica Julho 1992 http://www.introni.it/pdf/CQ%20elettronica%201992_07.pdf Um simples receptor com apenas dois CIs e um transistor capaz de ouvir com uma boa antena conversas de trafico aéreo e outros serviços na faixa de VHF em AM, vejamos a tradução em português pelo Google tradutor: 
Este receptor simples permite ouvir ondas de radiofrequência entre 115-135 MHz. Nesta faixa de frequência é Você pode ouvir os diálogos entre aeronaves e torre de controle, o informações meteorológicas, sinais e mensagens de serviço na pista.
O circuito foi projetado apenas para operar na modulação de amplitude, para evitar a realização carlo demais e dificulta sua realização, contém apenas dois integrados e um transistor o Esquema elétrico O diagrama de fiação do circuito é visível na figura 1. O primeiro integrado é um TDA 5030, ou seja, o coração do circuito. Eles ligam doses estão na fase acordada antena, que para a local, constitui o estágio do misturador rf e amplificador de média frequência com ganho de tensão 25 dB. A frequência intermediária é de 455 kHz (onde estão presentes duas frequências médias com nucleo cinza). Os dois diodos varicosos BB105 com eles controlam a frequência de recepção: DVI para o acordo ancestral na e DV2 para o oscilador. As bobinas LI e L2 são formadas de 8 a 10 voltas de cobre esmaltado, com um diâmetro de l mm, em porta adequada para VHF de 3-4 mm. Essas bobinas permitem tom para os osciladores para sintonizar sim na menor frequência de Faixa de 115 MHz. Se você tiver problemas com o refrão durante a calibração, você pode tente remover alguns passa de LI e L2, para torná-lo. Mais fácil. O potenciômetro R3 100 kohm deve ser um multivoltas ou com caixa de velocidades, isso facilita o ajuste. isto potenciômetro encontrará seu lugar no painel do receptor. A saída ICI é aplicada através das pernas 10-11 para um fre transformador médio 455 kHz, levando a Seletividade de 15 kHz. O secundário dessa transformação mais cedo é aplicado à base de um transistor BF199 com fordgno ajustável com o aparador R9 impresso 4,7 kohm, ter uma verificação de respeito para sinais de entrada fortes / fracos (se você mora perto ou longe de
um aeroporto). O colecionador de este transistor está conectado a um segundo transformador de frequência média de 455 kHz. A resistência R13 de 10 ohm reduz o escorregamento no fre conseqüência de sobretensão em in para uma operação mais estável. O secundário de freqüência média é aplicada a um diodo detector que fornecerá as extremidades do potenciômetro R14 com uma tensão retificada BF_
O potenciômetro 4.7 RI4 kohm é o potenciômetro de volume BF e encontrará seu lugar no moldura do receptor, ao lado do sintonizador_ O segundo integrado, um TCA 760B é um amplificador BF simples que fornece energia cerca de 1 watt em um alto-falante de 8 ohm. A tensão de fonte de alimentação pode variar entre 9 e 12 volts. realização prática A placa de circuito para este realização é visível na figura 2, enquanto na figura 3 o arranjo de componentes. As duas bobinas LI e L2 são integradas por uma bobina impressa no cobre do circuito. LI e L2 são embalados em um suporte adequado para VHF. Vamos começar a instalar o
resistores e capacitores, prestando atenção à polaridade eletrolíticos. Em seguida, os soquetes serão instalados para os dois pinos integrados de 16 e 18 e os transformadores de mídia frequência, com núcleo cinza a 455 kHz_ As bobinas terão que ser enroladas com alguma precisão, mas eles não são críticos, eles devem ser construídos com 8-10 bobinas de cobre esmaltado 1 mm, sobre suporte com um diâmetro de 3-4 mm. Também os dois diodos varicap e os diodos detectores têm uma polaridade a ser respeitada.
Calibração A calibração é bastante simples e não requer detalhes instrumentos. Se você mora perto de um aeroporto, pode fazê-lo calibração fácil_ Com o potenciômetro de sintonização R3, procurará-se uma frequência baixa onde está presente comunicação, será predefinido LI e L2 com o núcleo de três bobinas a partir da borda, eles vão retocar por tenha uma melhor sintonia com chave de fenda anti-indutiva, os dois transformadores de mídia se ajustam para melhor inteligibilidade de BF e trimmer R9, dependendo da área de recepção. A antena consistirá em um pedaço de fio de cerca de 1 metro de comprimento ou por um
antena telescópica provenientes de um rádio FM, para rádio privado. 
Se você possui um medidor de frequência e um gerador de sinal, a calibração será muito mais fácil calibrando o estágio de entrada e oscilador para uma diferença de 455 kHz. Com isso, deixo você ouvindo as transmissões aéreas ... Para ajudá-lo, relatarei o código Q usado pelos pilotos.  
Pessoal este projeto poderá ser modificado e os CIs podem ser substituídos por outros, eu não achei o datasheet TDA 5030 P mas nada impede do montador poderá adaptar um LA 1135 com mais 2 terminais e algumas alterações no circuito, ou outros CIs semelhantes, no amplificador de áudio o famoso LM 386, pronto vamos agora montar uma boa antena vertical unidirecional de um quarto de onda para VHF e ouvir muitos serviços em VHF. 
Capa da revista.
Foto do protótipo simples receptor AM VHF aviação.
 
Publicação simples receptor VHF AM aviação.
Esquema original revista simples receptor VHF AM aviação.
Lista de componentes simples receptor VHF AM aviação.
Layout PCI simples receptor VHF AM aviação.
Lado componentes simples receptor VHF AM aviação.
Layout PCI lado cobreado.

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