quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Amplificador áudio para carro 48 W TDA 1510 ou TDA 1515BQ.

Excelente Montagem. Amplificador de som para carro 12 volts com 48W de potencia real RMS, com os TDA 1510 ou TDA 1515. A única diferença do TDA 1510 para o TDA 1515 é o aterramento do pino 4 através de um capacitor de 47uF 25V, na configuração em ponte para 24W mono, na configuração estéreo 12W + 12W ligue o pino 4 direto ao negativo que no TDA 1510 é solto sem ligação, talvez precise de um resistor de 1k ligado nas entradas de áudio para negativo antes do pino 2, na entrada de C1. A montagem está detalhada para quem está começando na eletrônica não tenha dúvidas, o único inconveniente é os dois dissipadores de calor são muito pequenos, os dois CI esquentam muito quando está em alto volume de som, melhor seria uma caixa maior com dissipadores maiores e uma ventoinha (cooler) puxando como exaustor o excesso de calor dentro da caixinha, evitando assim o super aquecimento e queima dos CI. Eu quando estava começando na eletrônica comprei pela revista via correio, um kit desse mesmo amplificador a placa PCI e o dissipador era os mesmos, só veio os componentes e a placa PCI, eu montei e usava em um (rádinho) PHILLIPS AM FM, eu coloquei um plug no rádio e retirava o som fazendo assim um som bem alto e potente, mais esquentava muito e queimava o TDA 1510, o consumo era de 2 amperes, eu usava uma fonte Joãozito de 13,8v por 3 amperes.
Pessoal eu achei a nota fiscal do kit que comprei como já havia comentado aqui, bons tempos que o CORREIO era diferente, tínhamos muitas casas que vendia componentes, kits, e aparelhos pelas revistas de eletrônicas, hoje parece que voltamos no tempo para a década de 40 ou 30, o que está acontecendo....
Abaixo nota fiscal do kit do amplificador com TDA 1510.
Matéria completa de montagem amplificador TDA 1510 ou 1515.
Esquema com TDA 1510 em zoom.

Este CI TDA 1510 pode está em extinção, mais eu comprei o TDA 1515 por R$ 8,00 há um més atras aqui na cidade, é uma boa montagem e econômica com menos de R$ 50,00 você tem um bom amplificador e reforçador de som, e se você garimpar em sucatas esse valor poderá baixar até 50% desse valor, o que você tem que comprar mesmo é os dois CI, acho difícil achar em oficinas auto rádios BOSCH com esses CI bom, geralmente o defeito mais comum nesses auto rádios na época era saída queimada, mais se você tiver sorte e achar muito bem, estará com bom som garantido.

7 comentários:

  1. Muito bom,ja montei um e pretendo montar outro.Vale montar.Exelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nicola.
      Eu também na década de 80 fiz um com uma plaquinha só, era essa mesma plaquinha, comprei na revista de eletrônica pelo correio, acho que era da PUBLIKIT se não me engano, ele era mono mais fazia um som tremendo ligado ao meu rádio AM FM, bons tempos. Olha o TDA 1515 é o mesmo só muda o negativo será ligado no pino 4. Muito obrigado pelo comentário.
      Abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Muito bom esse ci. Já montei cinco deles, cada um em ponte, há varios anos atras.

    ResponderExcluir
  3. Ok Eduardo.
    Existe hoje outros CIs mais potente, mas na década de 80 ele era um dos melhores. Eu montei um desses em ponte 24W comprei o kit na PUBLIKIT pela revista, só que eu sempre queimava o CI de tanto som auto, o dissipador era pequeno demais esquentava muito até estourar, hi,hi,hi,hi,hi.
    Muito obrigado pelo comentário.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  4. O TDA1510 não está em extinção. Eu mesmo devo ter algumas centenas de peças em meu estoque ainda, todos originais da Philips, inclusive vendo bastante deles no Mercadolivre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo Carlos Rosa.
      Olha ano passado comprei aqui na minha cidade um em uma loja, a marca é PHILIPS, ele é meio duvidoso, me parece que comprei por R$ 8,00, o desenho da PHILIPS é mau desenhado, não posso afirmar mas acho que pode ser falso, eu ainda não testei, comprei para um toca fitas BOSCH que está precisando. Então está ai quando eu ou quem precisar é só comprar na sua mão lá no Mercado livre.
      Um abraço e muito obrigado.

      Excluir
  5. Já montei esse amp a uns 30 anos e zumbia muito. Montamos novamente essa semana e zumbiu muito. Acho esse ci complicado e queria saber se alguém conseguiu montar e ficar silencioso com sinal de entrada zerado

    ResponderExcluir

Façam comentários ou sugestões.