sábado, 5 de dezembro de 2015

Barco rádio controle regenerativo simples.

Este simples projeto é só para que os senhores possam entrar no mundo do radio controle, como já publicamos antes esta é uma publicação da revista Saber Eletrônica 146, baixei da Web, agradeco a quem postou. O projeto simples é do Sr. Newton C. Braga, um grande gênio da eletrônica. Para iniciantes este é um bom começo, o circuito composto por um simples transmissor de um transistor e dois transistores oscilando gerando tom ou beep para acionamento do relé, o receptor regenerativo capta os sinais do transmissor amplificando e convertendo para acionamento do rele, este é um simples controle remoto como já disse é para principiantes, um bom controle remoto deve ser composto de receptor super heteródino em FM ou AM, em alta frequência VHF ou UHF, no mínimo 4 canais, com receptor de canais tom beep com PLL 567,  seu transmissor deverá ter no mínimo 1W de RF, deve ter também no mínimo 4 canais tom beep. Eu montei um bom controle remoto que usei no circuito do PTT sem fio para meu rádio cobra 148 GTL, eu usei no receptor um rádio VHF de dupla conversão em FM, e o transmissor com 3W RF com 4 canais, o meu projeto era montar o receptor e transmissor, até comecei pelo fone, desistir. acessem o blog e leiam tudo. Então eu levei mais de 4 anos montando devagar e pensando como melhora-lo e aperfeiçoa-lo, pois eu sem ter feito um curso em eletrônica era meu próprio professor, e ainda mais em CI circuito integrado, mais foi um sucesso. Para quem quer um bom controle remoto poderá montar as partes do circuito que deseja em outro receptor e transmissor, ou monta-los. vejam o projeto:
Não é difícil fazer um bom controle remoto, observem que no meu projeto o receptor é composto também por um transmissor, esse transmissor emite o áudio do rádio PX que está recebendo na minha estação. ele é um pouco mais complicado. mais como já disse acima podem montar partes deste mesmo circuito o que tem que ser pensado é o tamanho e onde ele vai ficar, e o que ele vai acionar, você poderá fazer muita coisa, desde alarme para carro, casa, sítio, ou até mesmo aeromodelismo, tudo depende de do que você quer acionar a distância. Vejam o circuito da revista.
Capa da revista. obrigado a quem postou.
Leiam tudo é muito importante.
Leiam, para quem quer montar ou aprender.
Aqui uma parte do transmissor e receptor regenerativo, leiam.
Aqui a parte dos motores e relé.
Aqui como confeccionar o XRF, e bobina, leiam.
Ás placas PCI vista do lado dos componentes e cobreado.
Aqui como fazer os ajustes e provar.
Como posicionar e montar os motores e caixa de pilhas.
Lista de componentes dos dois circuitos.
Em zoom esquema regenerativo do receptor VHF.
Em zoom placa de circuito impresso do receptor.
Em zoom confecção de XRF e bobina osciladora de TX e RX.
Receptor regenerativo VHF, lado dos componentes e ligação.
Esquema do transmissor em VHF.
Placa de circuito impresso do transmissor e ligação.
Em zoom lista de componentes do transmissor e receptor.
Está a matéria publicada na integra, para quem quer mais sobre montagens de transmissores e receptores acessem nosso blog que lá temos um acervo de esquemas sobre transceptores e muito mais acessem: http://projetosetransceptores.blogspot.com.br/
Muito obrigado e espero que gostem.        

10 comentários:

  1. Puxa vida! Voltei no tempo... Cheguei a montar este barco controle remoto e meu pai na época me ajudou a instalar os motores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogelson.
      Você poderia comentar um pouco sobre a distância, o que deu maior trabalho em montar, a questão da frequência e tudo sobre o barquinho, isso é bom para incentivar aos iniciantes na eletrônica a fazer esta montagem. Muito obrigado pelo comentário, um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Waldir, sim! Faz muitos anos que tive o privilégio de montar este barco radiocontrolado a distância... aliás eu era bem jovem kkk
      Sinto saudades daquele tempo. Bem, vamos lá!
      Na verdade não me recordo da distância que ele ia, até porque eu não tinha coragem de levar ele longe com medo de perder .. mas , foi emocionante. Fiz na época uma adaptação ao controle remoto dele, visto que para mudar de direção vc em que soltar o botão do controle remoto alternando liga-desliga ..
      Então, pensei " vou montar um multivibrador em baixa frequência, assim intercaleI um potenciômetro ao circuito. Ao girar o potenciômetro, era como girar um volante. Assim a relação de pulsos mudava de acordo com a posição do potenciômetro, então eu tinha um controle bem legal do barco. . Era fantástica a sensação de ter incorporado ao circuito está adaptação. .

      Excluir
  2. Em relação a montagem, o que deu mais trabalho foi o sistema de motores em que fizemos adaptação em tubo telescópica de antena. A vedação tinha que ser perfeita para que não entrasse água e a inclinação também. Outro fator importante eram as hélices, que fizemos usando o pistão interno de uma seringa. Na verdade tive muito ajuda do meu pai para isso. A única coisa que tive que me empenhar de verdade era em montar um circuito em uma placa, que na verdade não era uma placa de circuito impresso, mais uma placa de fibra de móveis que meu pai cortou. Eu risquei um circuito com uma caneta sobre a placa de fibra emendava arames de fio fino soldados sobre cada componente, era uma gambiarra só mas que estava bem alinhada kkk.
    Tenho que admitir que os recursos na época eram escassos principalmente para quem dispunha de pouco conhecimento da área, e eu era muito curioso (Ainda sou rsrs)

    ResponderExcluir
  3. Em relação ao ajuste de frequência, não foi difícil, pelo contrário, deu tudo certo e rapidamente consegui ajustar. O princípio é seguir com detalhes O que é pedido no circuito. A bobina foi fácil de confeccionar e os ajustes saíram da forma adequada. Considero que para se obter um bom ajuste, é necessário ajustar dentro da frequência fundamental, é isso se obtém afastando o receptor do rádio transmissor, a frequência fundamental tem mais força, claro a intensidade do sinal é maior eu conseguia controlar mais distante. Lembro-me que eu fui testar o rádio em uma lagoa e lá tinham muitas plantas aquáticas e quase meu Barco atracou com elas rsrs

    ResponderExcluir
  4. Peço por favor que mantenha seu blog ativo. Precisar de ajuda financeira, posso ajudar com uma quantia por mês. Você foi o único que postou algo assim, e eu estava procurando há muito tempo, me lembrava da revista mais não sabia se encontraria algo na net.. só vi seu comentário e pude retornar porque me lembrei de rever o blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok meu amigo Rogelson C. Gama.
      Que bom que você voltou e comentou mais sobre este projeto da época, muito obrigado pelos comentários, vai fazer muita gente ter exito mesta montagem que para quem tem experiência em RF pode ser fácil, mas quem está iniciando é um pouco difícil.
      Enquanto a ajudar o blog este está descartado, eu agradeço muito, mas o que queria uma parceria ou ajuda financeira de amigos e internautas e o carro chefe o primeiro que tenho e que me custa caro. é este projetos e transceptores.
      Muito obrigado mais uma vez amigo, pode deixar que o blog vai prosseguir atualizado por mês.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
    2. Ok, obrigado Waldir! É de grande valia este seu blog.

      Excluir
    3. Ok meu amigo eu é quem agradeço.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam comentários ou sugestões.