quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Conversor aeronáutico 108 136 Mhz VHF

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
O conversor Pegasus 2 de Roberto Galletti 1K0ORG foi Publicado na revista CQ Elettronica 1992_03 http://www.introni.it/pdf/CQ%20elettronica%201992_03.pdf Um projeto bem elaborado para FI de 28 Mhz em AM ou FM, podemos acoplar em nossos PX CB 27 Mhz. O projeto tem boa sensibilidade e baixo ruído com mosfet porta dupla BF 981 como RF Amp. e Mixer, observe que na entrada de sinal temos um diodo varicap BA 102 DV1 ajustando ás frequências de entrada, o oscilador local usa também conjunto LC e com varicap DV3 BA 102 e DV4 todos são controlados por RV1 22k, para longa faixa de 28 Mhz de recepção que é entre 108 Mhz a 136 Mhz, se o oscilador local fosse controlado a cristal limitaria e muito a frequência e não conseguiria sintonizar toda faixa de frequência entre os 28 Mhz recepção. Mas com uma chave rotativa e 5 ou 6 cristais poderíamos selecionar a cada frequência seria sintonizada no VXO oscilador local. 
O projeto pode ser modificado a caráter de experiências, e se escolher uma faixa pequena de recepção e adicionar no Oscilador local como VXO dois cristal no terceiro ou segundo harmônico você terá uma recepção estável e uma ligeira sintonia no VXO. Você vai escultar no seu PX CB, aviões, torre de controle, etc. Mas saiba que vocês tem que ter uma antena cortada na frequência no centro da faixa, ou onde você deseja ouvir mais, assim vocês terão boa recepção. Cuidado também para não apertar o PTT para o rádio transmitir você vai queimar todo circuito de Mixer e talvez outros mais, por isso melhor colocar um relé ligando em RX o receptor e desligando em TX  passando direto RF para a antena de 11 metros, por isso melhor abrigar o circuito em uma caixinha de alumínio ou metal com dois conectores SO 239 para receber ás duas antenas 11 metros e 2 metros, 
Capa da revista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam comentários ou sugestões.