sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Botina Linear para seu QRP.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Olá este projeto é de autoria do PY2BX Louiz Facen, e foi publicado na revista AN-EP Vol. 114 de 1998, podemos ver que o circuito é simples e fácil de montar, para quem pensa em montar deverão ter em mãos primeiro o transistor, o gabinete de preferência de alumínio e um grande e bom dissipador com cooler, o transistor deve ser original MRF 454 que deve ser caro, alem disso tem o risco de comprar o falsificado, por isso se tiver uma sucata com este transistor melhor, o outro seria o MRF 455 que tem potencia menor mas que também da um bom resultado neste projeto, para quem quer mais de 100 W RF saída deve montar um circuito com dois MRF 454 em configuração Push Pull, assim a potencia é muito maior e também o consumo de corrente. Não esqueça de fixar o transistor com graxa térmica e bem fixado no grande dissipador, faça ligações curtas, e +Vcc com fio de 2,5 mm, em RF use pedaço de cabo coaxial 50 ou 52 Ohms, use um relé de preferência 10 amperes seus contatos, o autor já escreve tudo sobre este linear, é indispensável eu fazer comentários. Veja mais sobre este linear e modificações no blog:https://projetosetransceptores.blogspot.com/2018/11/amplificador-rf-bilinear-e-anulador-de.html
Matéria completa da revista.
Para quem pretende monta-la leia toda matéria com atenção.
Esquema original revista ampliado.
Lista de peças Linear botina.
Lado dos componentes sugestão autor PCI.
Vejam o dissipador que poderá ser acompanhado 
com Cooler para melhor refrigerar o transistor e diodo.
Lado cobreado PCI em TR1 ligações e fixação no dissipador. 
Estes transformadores podem ser confeccionado com toroides
 de reatores eletrônico lâmpadas fluorescente ou mesmo
 em lâmpadas econômicas compactas fluorescente.
 
Confecção de instrumento que ajuda a saber se 
precisa adicionar ou retiras espiras nas bobinas.
Sugestão do autor para adicionar relé. 
Meu agradecimento ao colega que publicou em PDF esta matéria completa da revista, não achei o link para postar aqui para que os colegas que quiserem baixar em PDF. Mas está ai meu muito obrigado.
Waldir Cardoso.

2 comentários:

  1. ola, waldir tudo tranquilo meu amigo ainda tenho varias revistas antenas inclusive desta edição é um projeto muito e enteresante ainda pretendo montar este projeto meus parabens pelo seu blog grande abraço waldir de PU1YSL LUCIANO RJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Luciano.
      Rapaz eu escrevi sua resposta dia 30 mesmo, mas não publiquei,kkkkkkk.
      Muito obrigado pelos elogios, olha se você tiver um esquema desta revista interessante na área de RTX, mande-me com a capa da revista em PDF ou JPEG, escreva algo para que eu a publique aqui, e se o projeto for interessante e bom eu redesenho faço algumas modificações no circuito e publico no blog: Projetos e transceptores, com o nome do autor e sua gentileza de me enviar.
      Meu amigo me desculpa pelo atraso da resposta.
      Um abraço, e muito obrigado.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam comentários ou sugestões.